Programação

 
Hamlet Machine




Hamlet Machine é um texto do dramaturgo alemão Heiner Müller, composto de apenas 9 páginas, um número consideravelmente pequeno para os padrões da maioria dos textos teatrais. Porém a peça, escrita em 1977, traz nesse breve espaço físico, um grandioso e quase inconcebível espaço metafísico, de reflexões sobre as principais catástrofes da história e da cultura do ocidente. Inspirado pela obra de Shakespeare, a peça retira do original, apenas sua estrutura formal de 5 atos, substituídos por 5 quadros por onde transita esse herói/máquina. Dessa trajetória, sobra o homem nu e cru e seu desejo de se transformar em uma máquina, sem dor, imune e indiferente às mazelas do mundo à sua volta. Na contramão desse desejo, está a necessidade de rebelar-se e ser um historiador do seu próprio tempo e do tempo futuro que se aproxima e clama por um legado.

Hamlet é tirado da sua dúvida entre o SER OU NÃO SER, para assumir a questão do SER E NÃO SER. Ofelia, deixa de se matar, para virar a mulher vingadora. Polônio, Horácio, os traidores Claudio e a Rainha Gertrudes e o próprio fantasma do pai de Hamlet viram farinha do mesmo saco, numa simbologia máxima de que esse homem frente a seus pares, já não sabe mais quem é amigo ou inimigo.

Na encenação ninguém é Hamlet, todos são Hamlets, ninguém é Ofélia, todas são Ofélias, ninguém é ninguém, todos são o mundo. Um desafio cênico dos mais difíceis e um extenuante porém gratificante trabalho de elenco.

A escrita da peça iniciou-se ainda sob a influência da Guerra Fria do pós guerra, panorama que tomamos a liberdade de atualizar, trazendo o ambiente para o nosso caótico mundo do século XXI.

 

---------------------------------
FICHA TÉCNICA

Texto: Heiner Muller

Direção: Jader Alves

Figurino: Najla Hishmeh

Preparação corporal: Thais Catharin

Sonoplastia e op. de som: Jader Alves

Iluminação: Marinho Rezende

Videografia: Gabriel Louro

Elenco: Daniela Jurczyn, Gabriel Louro, Izabella Lorrainy, Raul Santiago, Rodrigo Ribeiro e Vanessa Strelow.

---------------------------------

SERVIÇO

Estreia: 15 de maio de 2016
Temporada: até 05 de junho de 2016
Ingressos na bilheteria: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Classificação indicativa: 16 anos

Rua Treze de Maio, 629
41-3232-4499
Domingo a sexta a partir das 14hs
Sábados a partir das 10hs
(c) 2017 Teatro Lala Schneider.