Notícias

 
25 anos do TEATRO LALA.


23/04


TEATRO LALA – 25 ANOS DE PAIXÃO PELA ARTE

O que é um sonho? Segundo Shakespeare, “Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos”. Pois foi exatamente assim que nasceu o Teatro Lala. Das atitudes de um homem cuja vida real e os sonhos, caminham lado a lado, um homem que vive constantemente de seus sonhos. O pragmatismo e o imaginário convivem em perfeita harmonia na mente e no coração de João Luiz Fiani, que há exatos 25 anos, sonhou ter seu próprio teatro e arregaçou suas mangas para tornar esse sonho, um fato em sua vida.

 Depois de já ter dados os primeiros e importantes passos para a consolidação de sua carreira (que naquela altura já contava 15 anos), João Luiz Fiani decidiu que era o momento de sonhar mais alto e ter seu próprio espaço, onde pudesse desenvolver sua companhia, suas idéias, planos e projetos tanto autorais quanto de repertório teatral já consagrado.

 E foi numa tarde de 1993 que, ao descer a rua 13 de maio, Fiani passou em frente a um barracão praticamente abandonado e ali vislumbrou aquilo que seria a materialização de seu sonho. Rapidamente mobilizou os seus companheiros de grupo, a Cia. Caras e Bocas, e os motivou a comprar a idéia. E assim nasceu uma sociedade com 7 membros que começaram a construir junto com Fiani esse que é hoje um dos principais espaços dedicados às artes cênicas do Estado.

 Já na inauguração, o número de companheiros havia diminuído sensivelmente, ficando ao lado de Fiani, apenas dois deles, o casal Silvia Monteiro e Luiz Carlos Pazello. Prova de que a perseverança realmente é uma arte para poucos.

 Muitas foram as dificuldades enfrentadas no início. A escassez de recursos financeiros dificultava a edificação do sonho. Mas o excesso de garra e vontade de realizar impulsionaram Fiani e seus companheiros. As paredes iam sendo erguidas com materiais de construção doados por construtoras parceiras, as primeiras arquibancadas do Teatro Lala, foram emprestadas pela Prefeitura de Curitiba. Outros parceiros surgiram e foram essenciais para a concretização. Mas foi a força de vontade e o amor ao teatro que contaram para realizar esse feito verdadeiramente épico.

 Após a inauguração, as primeiras dificuldades para manter o espaço ativo apareceram e acabaram por desanimar também os companheiros remanescentes. Mas Fiani não esmoreceu e levou adiante seu sonho e perseverou em sua obstinação por fazer do Lala, um espaço reconhecido e respeitado.

 Como forma de ajudar a manter o espaço aberto, Fiani criou seu próprio curso de teatro: o NPT – Núcleo de Profissionalização Teatral, que há 25 anos vem formando profissionais para o disputado mercado das artes cênicas. “Já formamos mais de 5.000 alunos e temos orgulho de ver muitos deles contando hoje com fama nacional, como Marjorie Estiano, Fabiola Nascimento, Marco Zenni, Franciely Freduzeski, Renato Scarpin, entre outros”, conta Fiani.

Rua Treze de Maio, 629
41-3232-4499
Domingo a sexta a partir das 14hs
Sábados a partir das 10hs
(c) 2017 Teatro Lala Schneider.