O Teatro Lala Schneider foi inaugurado no dia 23 de abril de 1994. A data não foi escolhida ao acaso. O dia 23 é o dia do aniversário da eterna primeira dama do teatro paranaense, Lala Schneider, que empresta o seu nome ao teatro. Nesse dia são comemorados, também, os aniversários de mais dois nomes ilustres do teatro mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.
Cervantes foi criador de Dom Quixote de La Mancha, um dos personagens mais sonhadores da literatura mundial. E foi justamente guiado por um sonho, que João Luiz Fiani idealizou e construiu com muito esforço esse que é hoje, um dos espaços culturais mais importantes do Paraná.
O esforço foi necessário não somente para a inauguração, mas também para a manutenção diária do espaço, que não conta com nenhum apoio governamental. A longa vida do espaço é devida à batalha diária pela produção de espetáculos de alta qualidade, que sempre atraíram o público, além do curso de formação de atores e atrizes.
Pelo palco do Lala já passaram grandes nomes do teatro local e nacional, além de ter formado inúmeros atores e atrizes.
O Teatro Lala Schneider orgulha-se de ser o primeiro teatro independente do Estado do Paraná.
Uma bandeira de vanguarda erguida a partir de um sonho, e que hoje é uma realização concreta, levando cultura e entretenimento a um dos públicos mais exigentes do país: VOCÊ!
Teatro Lala Schneider
Desde 1994